
DR. RUI MELO CORDEIRO
Rui Melo Cordeiro dedica a sua prática profissional maioritariamente na área da Reestruturação e Recuperação de Empresas, Imobiliário, Turismo, Ambiente e Energia.
Antes de fundar a RMC – Rui Melo Cordeiro Advogados, foi Advogado-Associado da MGRA, Sociedade de Advogados, RL, nos anos de 2011 e 2015, tendo sido responsável pela criação e gestão dos Escritórios de Ponta Delgada e São Roque do Pico, no Arquipélago dos Açores.
Coordenou diversas equipas multidisciplinares no quadro de complexas operações societárias, desde a implementação de planos de negócio, start-ups, internacionalização de empresas, reestruturações, aquisições e fusões.
Principais cargos Desempenhados:
– Membro da Direcção da Liga Portuguesa de Futebol; entre Julho de 2016 e Julho de 2017;
– Conselheiro para as questões ambientais no Conselho Regional de Concertação Estratégica no Governo Regional dos Açores; 2013 – 2016
– Presidente do Clube Desportivo Santa Clara; de Junho 2015 – 2021
– Presidente do Conselho de Administração da Santa Cara Açores Futebol SAD; de Junho de 2015 – 2021
– Presidente da Quercus, Núcleo Regional de São Miguel – Açores; entre 2012 e 2015
Formação Académica:
- Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2007.
- Pós-Graduado em Direito do Ambiente, Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Turismo pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas, da Faculdade de Direito de Lisboa.
- Mestre em Direito – Menção Ciências Jurídico Políticas – Especialidade Ciências Jurídico Ambientais pela Faculdade de Direito de Lisboa tendo defendido a Tese : Reservas da Biosfera. Entre o Conceito e a Prática. Por uma Abordagem Ius Ambientalista”.
Participou em várias conferências e escreveu vários artigos científicos donde podemos destacar “Os desafios da tutela da biodiversidade na Região Autónoma dos Açores: um trilho a seguir?” in Cadernos O Direito n.º 6: Temas de Direito do Ambiente, Almedina, 2011 e “Ubi Ius Ibi Remedium? – A Legitimidade das Regiões e a Impugnação de Actos Comunitários Lesivos do Ambiente Após o Tratado de Lisboa”, Relatório de avaliação em Direito Internacional e Europeu do Ambiente, disponível para consulta da Biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa
Línguas:
– Português
– Inglês
– Espanhol
Ordens Profissionais:
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados (cédula profissional n.º 49779L).